Conto,  Opinião

Piano, piano se vá a lontano

Professava a nona Noêmia, todos os dias, ao chamar-me para um “bicchiere” que  brindava uma belíssima iguaria ao mangiare do dia!
O vinho, alimento da alma, foi um dia o sustento da origem da minha famiglia! Rua Franciso Socaceaux, Bairro da Lagoinha, esse foi o mágico endereço onde a uva colhida  no quintal era macerada com os pés do Luigi Merllo, enquanto a Luccia Massaia preparava o pão!
Logo saído do Forno à lenha, o burrinho já arriado partia sob o chamado da Nona que, mascateira qua era desde a tenra idade, saía para sua peregrinação peripatética pelo bairro dos Italianos, recém chegados da “Terrinha” para a venda do vinho e do pão, ali mesmo elaborados!
Tudo começou em Verona, exatamente em “Due Torre” sagrada Basílica onde Luccia Massaia foi batizada.
Encontrou, vindo da Sicília, Luigi Merllo, com quem se casou e, com a minha nona Noêmia no ventre da Bisa Luccia Massaia, embarcaram clandestinamente para a busca de uma nova oportunidade de vida aqui no Brasil!
Da Comune de Maida, na província de Catanzaro, Calábria, partiu Luiggi Chimicatti e com sua amada Vitória geram o Franciso Chimicatti, Nono, Alfaiate e professor de tango no Cabaré de Madame Olympia e no Chanteclair !
Artífice das mãos e poeta dos pés! Boêmio que logo cedo partiu!
Da sua união com a Nona Noêmia, nasceu o meu ídolo, Luiz Chimicatti Netto, que, seguindo o pai, pouco ficou entre nós… mas o suficiente para nos deixar, muito mais que um DNA Italiano, sobretudo, seus valores e crenças nutridas pela gratidão de uma terra que um dia nos deu a vida!
e a Itália… a mãe das nações, farta à mesa que dos seus olhos merejam a lacqua di fiori que emanam de seu genuíno sentimento de afeto pela humanidade!
E, por isso mesmo, tenho o meu mais elevado sentimento de amor que exaspero hoje em função de ser o 2 de junho!
Data que marcou o feito dos sonhos modernos Italianos!
O estigma da luta, o desejo da vitória e a capacidade de construção de seus ideais, hoje se misturam à nova era de um de seus mais valorosos monumentos: o Cruzeiro Esporte Clube!
Nascido do Palestra Itália, é assumido hoje, por quem, de sofre, recoloca os ideais libertários e vangloriosos da comunidade Italiana ao lado da bravura e colo acolhedor do Brasileiro!
Em nome das minhas famiglias, Massaia Merllo Chimicatti, emano as mais potentes cargas energéticas para que o desporto volte a ser um imprescindível instrumento de transformação do bem em valor humano!
…”piano piano se va a lontano”!
Em Belo Horizonte, avistando a Lagoinha da minha janela, 2 de Junho de 2020, em homenagem à República da Itália e ao seu filho, Cruzeiro Esporte Clube!
Chimicatti!

Apaixonado pelas palavras, pela advocacia e pela vida regada a um vinho!

4 Comments

  • Ana flávia matos

    Adorei! Em meio esse Covid uma boa leitura, vindo do poeta e padrinho Chimicatti, tendo ainda uma homenagem ao meu time do coração!

  • Tarcísio Pinto Ferreira

    Oi Chimicatti, essa estória – ou história- da sua família encanta! Quanto labor, quanto amor às origens, quantos “ causos”. Só uma nota dissonante: que lugar frio e feio c escolheu para sua foto de moto!! 👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *