Crônica,  Literatura

Essencial!

Amigo é essencial pra vida, pra juntos aprender a se alegrar à vista do belo, do bom, da arte e do divino, pra sorrir, pra rir, gargalhar de correr lágrimas e dar dor na barriga, mas, também, pra lado a lado, reconhecer e se indignar em face do imoral, do injusto e do maligno, pra ficar triste, suspirar, chorar de dar soluço, quando dá vontade de afastar a dor da alma.
Amigo é essencial pra viajar, pra conhecer o mundo, experimentar suas comidas, seus sabores e cheiros, descobrir suas culturas, suas paisagens e suas gentes… e também pra sair das roubadas, que, inevitáveis, encontram um jeito de acontecer nessas jornadas.
Amigo é essencial pra caminhar, pra passear na praça, pra ir no cinema, pra visitar a tia que não escuta mais, pra lavar o carro no sábado, pro clube no domingo, pra via sacra de igrejas e orações, que nos alivia a alma e nos liberta, soltos, pra “via sacra” de botecos e tira-gostos que certamente virá, mais cedo ou mais tarde.
Amigo é essencial pra sair e fazer compras, no shopping, no camelô do centro, no mercadão de São Paulo, no Ver o Peso, no mercado de Rialto ou no de San Miguel; e pra sair e não comprar nada, porque, afinal, não era isso o que importava.
Amigo é essencial pra contar causos, pra falar dos outros, de nós mesmos, pra fazer piada das nossas merdas, e pra falar tão sério delas ao ponto da gente jurar que não vai mais fazer… e continuar fazendo.
Amigo é essencial pra cozinhar, pra descobrir e inventar receitas, pra elas darem muito certo e até muito errado, tanto faz, desde que feitas na beirada de um fogo aceso ao lado da conversa cúmplice dos que se gostam.
Amigo é essencial pra uma taça de vinho, num entardecer de sol morno, de frente pro horizonte, onde as palavras não são necessárias, ao contrário do vinho; mas, também, pra uma água de coco, de manhã, rebatendo a noitada longa, com tanto pra se falar, e quando é incerto o que é mais necessário, se a água de coco ou a resenha.
Amigo é essencial pros desafios, pra palavra de força, de estímulo, da confiança que nos faltava, e que nos mostra a realidade do que somos; ou pro conselho de cautela, de humildade, sobre a intolerância que nos sobrava, e que nos traz de volta pro que somos, na realidade.
Amigo é essencial pra ter e trazer junto na hora boa, no sucesso, na abundância e na saúde, principalmente pela certeza de que é o que fica e o que se tem na hora ruim, nas quedas, na falta e na doença.
Amigo, essencial!
 
Fernando Fraga

Belorizontino (nóis daqui junta as palavra mesmo), atleticano, advogado, cozinheiro e viajante! Conhecendo o mundo pela sua culinária, seus vinhos e butecos... nesta ordem!

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *