Oração e alimento: não seriam, ambos, a mesma coisa?
Nosso blog foi criado depois de muito pensar. Somos um grupo singular de amigos que se amam e discutem tudo. Absolutamente tudo! De verdade, poderíamos ser a caricatura de uma família feliz que se utiliza da individualidade, crenças e modos, para interagir com a essência humana: com vícios e virtudes de seres humanos na concepção da palavra.Nossas idiossincrasias nos credenciam…
A verdade e o espelho
A crônica fala sobre uma citação de Dostoievski a respeito da verdade.
Preconceito
Quando tocamos em algum assunto meio espinhoso, em qualquer área humana, podemos observar velado desconforto a respeito. Muitas pessoas tendem a negar a realidade utilizando subterfúgios – num contorcionismo de ações, palavras ou até de silêncio – na ânsia de livrá-las da saia justa. Incluo-me nessas tentativas; por vezes fundadas na hipocrisia, outras na ignorância ou ainda na falta de…
Régua imprecisa!
A felicidade não está, necessariamente, na razão. Está ela para a empatia, tolerância e uma visão mais humanizada.
Eu, dentro de mim…
O grande Mário Quintana, quando perguntado se temia a morte, disse ter muita vida dentro de si. Isso me tocou fundo e achei lindo O eterno, por certo, aquele escritor carregava com clareza. Refleti sobre esse sentimento de amor à vida e sobre a incerteza da não existência e o que tenho dentro de mim para poder amar tanto a…
Direito dos Costumes e Arte Literária – Ensaios Sobre Diálogos Roseanos – Prólogo
Como antecipado na homenagem que publiquei, na categoria “aplausos” deste blog, sob o título “TREZE” (https://orapronobis.blog.br/?p=709) , inicio uma saga de ensaios a respeito de um tema que vem ocupando minha mente há muitos anos, sobretudo, após minha graduação em direito, minha experiência por 15 anos como professor da Universidade onde me formei, a Puc-Minas, e por ocasião do início…
A felicidade e esses meus ouvidos moucos…
O dia amanhece chuvoso, Ana acorda e se sente feliz. Levanta-se e decide permanecer vestida com seu pijama de flanela de calças e mangas compridas. Prepara seu café e o toma lentamente com um pão com manteiga quentinho. O sabor e a simplicidade do momento aumentam sua felicidade. Era dia nenhum para ela, ainda que havia afazeres. Não era quinta,…
Dia dos pais
A vida é de amargar mesmo. Ela tira e põe a todo o momento. Meu querido pai não está mais entre nós para que eu possa abraçá-lo. Mas… sempre tem um “mas”… tenho meus filhos a me abraçar. Por consequência e honra abraço meu querido pai. Excepcionalmente, nesse maldito ano de pandemia, o abraço, no dia dos pais, toma uma…
Quando meu futuro me chega…
A ideia central é entender o quanto somos ignorantes no tanto de saber que a vida nos proporciona e nos desafia. A consciência da ignorância nos torna menos ignorante e nos estimula ao apredizado.
TREZE
Controverso em um ambiente de discussão sobre numerologia, cartomancia ou signos, muitos o denominam como um numeral que se deve atribuir ao azar. A falta de sorte estaria a ele vinculada. Um número até mesmo macabro. Para outros tantos, a certeza da sorte plena, cujo cabalístico numeral é representativo de muitas respostas para várias perguntas sobre fatos da vida que…
Que se danem nossos pais!
(“Quero ser feliz. Mas não ter esse trabalho horrível de me fazer feliz.” Clarice Linspector). Para vocês que ainda colocam nas costas dos pais seus problemas e frustrações, chega: danem-se nossos pais. Cresçam!!! Se a unanimidade é burra, a generalização é uma mula. Portanto, minha conversa é para aqueles cujos pais se enquadram dentro do limite razoável do que é…